Programa Criando Crianças em Ambientes Seguros faz parte do Pacto Pelotas pela Paz

Reunião virtual marca a abertura do ACT 2021

Programa Criando Crianças em Ambientes Seguros faz parte do Pacto Pelotas pela Paz
Por Marina Amaral 11-05-2021 | 17:11:03
Tags: act , pacto pelotas pela paz , primeira infância

Na manhã desta terça-feira (11), a prefeita Paula Mascarenhas participou da reunião virtual que marcou a abertura das atividades do programa Criando Crianças em Ambientes Seguros - ACT em 2021. A ação integra o eixo de prevenção do Pacto Pelotas pela Paz.

As ações e objetivos do ACT foram expostas pela gestora municipal para dar início ao encontro. Ela explicou que o projeto visa fortalecer os laços entre pais e crianças, por meio de facilitadores, com o intuito de que elas se tornem adultos mais seguros e capazes de contribuir para o mundo. A estratégia é, portanto, focar na primeira infância e no amor familiar durante essa fase.

“É uma política pública que tanto nos orgulha e nos encanta. É uma experiência que ajuda e transforma vidas, portanto deve ser uma estratégia permanente”, destacou Paula Mascarenhas. 

O encontro se deu de maneira online com o objetivo de abrir as atividades do programa em 2021 - Foto: Gustavo Vara

Paula ainda agradeceu a colaboração de todos os envolvidos no programa. “O ACT exige decisão e vontade de fazer, e gente como vocês, disposta a assumir o trabalho, é algo que tem uma força gigante”, justificou. Ela ainda citou relatos de mudanças de comportamentos nas famílias, observados durante visitas realizadas antes da pandemia do coronavírus, e comentou sobre a requalificação feita nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis), onde são realizadas as atividades do projeto. 

“O ACT é transformador. Nós somos responsáveis pelas nossas crianças (...) A parte principal é mudar a realidade da vida delas desde o começo, a fim de evitar os crimes”, frisou a prefeita.

A secretária de Educação e Desporto (Smed), Adriane Silveira, destacou o interesse da pasta em ampliar o programa para outras instituições de ensino, a fim de que todas possam vivenciar o fortalecimento de laços. “É essencial estimular a criação de vínculos e processos educativos (...) A educação é capaz de prevenir a violência”, afirmou. No momento, as atividades estão sendo realizadas de forma remota, assim como as aulas.  

Veja mais

+ Programa Criando Crianças em Ambientes Seguros completa três anos 

Também participaram do encontro a coordenadora do projeto e diretora da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SSP), Alicéia Ceciliano, a coordenadora do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, o psicólogo do ACT, Pablo Zaffarino, além de facilitadores do programa e representantes das Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis).

Notícias Relacionadas

Marroni participa da abertura do Robopel 213

Marroni participa da abertura do Robopel 213

Operações Integradas reforçam patrulhamento noturno em Pelotas

Operações Integradas reforçam patrulhamento noturno em Pelotas

Pelotas realiza a Conferência de Assistência Social

Pelotas realiza a Conferência de Assistência Social

Vigilância Sanitária acompanha atividades de doceiras

Vigilância Sanitária acompanha atividades de doceiras